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Resultados em SEO: o que são e como mensurar

Entenda como mensurar os resultados de SEO de maneira que eles conversem com a meta principal da empresa....

Entender e mensurar os resultados de SEO é fundamental para alinhar suas estratégias com os objetivos de negócio. 

Falar de resultados de SEO não é falar somente sobre melhorar a posição do seu site nos resultados de busca, é sobre gerar valor real para o seu negócio. 

Isso significa atrair tráfego qualificado e principalmente, aumentar as conversões de forma direta ou indireta, contribuindo para o crescimento sustentável da empresa.

Isso envolve identificar pontos de conversão, quais métricas são mais relevantes para as conversões diretas e indiretas e como elas se relacionam com o alcance da meta geral do negócio.

Ao longo deste post, falaremos um pouco sobre a definição de metas, a escolha de métricas certas e a utilização de ferramentas para auxiliar no acompanhamento do impacto da busca orgânica no seu negócio.

Pontos chave do post

Alinhamento com metas do negócio:

  • Importância de alinhar os esforços de SEO com as metas gerais do negócio
  • Clareza nas metas facilita a comunicação e direciona os esforços de SEO.

Identificação de conversões:

  • Identificar quais conversões são essenciais para alcançar as metas;
  • Direcionar o tráfego orgânico para ações que impulsionam a meta.

Análise de canais de marketing digital:

  • Avaliar quais canais estão gerando conversões com melhor custo x tempo;
  • Integrar estratégias de SEO com outras iniciativas de marketing.

Busca orgânica como conversão direta ou indireta:

  • Atuar como fonte de conversão direta e suporte para outros canais;
  • Gerar dados e insights para otimizar campanhas de mídia paga e CRM.

Mensuração de Resultados de SEO:

  • Distinguir entre conversões diretas e indiretas;
  • Selecionar métricas adequadas para cada tipo de conversão.

Ferramentas para mensuração:

  • Utilização de ferramentas como Google Analytics, Google Search Console, Google Trends, SEOcrawl e ferramentas all-in-one;
  • Obtenção de insights valiosos para otimizar estratégias de SEO.

Importância da execução constante:

  • Resultados proporcionais ao volume de execuções e otimizações;
  • Manter um ritmo constante para assegurar ganho de tráfego e valor.

Qual é a meta do negócio? Os esforços de SEO impactaram nisso

Para que os esforços de SEO sejam assertivos, é imprescindível que eles estejam alinhados com as metas gerais do negócio. Antes de implementar qualquer estratégia, é importante ter clareza sobre quais são essas metas e como o SEO pode contribuir para alcançá-las.

Isso deixará a comunicação entre as partes envolvidas na operação muito mais fluida.

As metas do negócio podem variar desde o aumento de x% nas vendas, expansão de mercado, até o fortalecimento da marca. 

Compreender essas metas permitirá um melhor direcionamento dos esforços de SEO de maneira que eles impactem da melhor maneira possível e no menor espaço de tempo possível nos resultados desejados. 

Ao alinhar o SEO com as metas do negócio, você garante que cada ação tomada contribua para o sucesso geral da empresa, seja por meio de conversões diretas, onde o SEO é o principal responsável, ou indiretas, onde o SEO apoia outros canais e estratégias.

Leia também: Estratégia de SEO: o que é e como começar a sua

Quais conversões são trabalhadas para alcançar essa meta?

Com as metas do negócio claramente definidas, o próximo passo é identificar quais conversões são essenciais para alcançá-las. 

As conversões podem variar dependendo do tipo de negócio e dos objetivos específicos, como vendas, geração de leads, inscrições em newsletters, download de materiais, participação em eventos ou outras ações que impulsionam a meta.

Entender quais são essas conversões permite que você direcione os esforços de SEO de maneira mais assertiva, garantindo que o tráfego gerado através da busca orgânica pelo SEO esteja alinhado com o alcance da meta nas melhores condições possíveis de esforço, custo e tempo.

Quais canais são utilizados hoje para gerar essas conversões?

Após definir as metas e identificar as conversões essenciais, é importante analisar quais canais de marketing (como mídia paga, redes sociais, e-mail marketing, etc) estão atualmente gerando essas conversões com a melhor relação de custo x tempo.

Entender a contribuição de cada canal ajuda a otimizar a estratégia de SEO,  permitindo que você aloque recursos de maneira mais assertiva. 

Ao ter uma visão clara de como cada canal contribui para as conversões associadas a meta, você pode integrar melhor suas estratégias de marketing como um todo, criando um ecossistema coeso que maximiza o impacto em todas as frentes.

Como a busca orgânica pode ajudar?

Com os canais de marketing identificados e suas contribuições para as conversões analisadas, é hora de explorar como a busca orgânica pode ajudar a alcançar a meta do negócio. 

A busca orgânica tem o potencial de atuar em duas frentes principais: como fonte de conversão direta (ela gera o objetivo final, como a venda em um e-commerce) e como suporte para outros canais (gerando um lead que pode ser convertido, via e-mail, por exemplo).

Conversão direta (sendo o responsável pela conversão)

A busca orgânica pode ser uma poderosa fonte de conversões diretas. 

Ao otimizar seu site para SEO, você pode atrair visitantes que estão ativamente procurando por seus produtos ou serviços, aumentando a probabilidade de conversão. 

Isso significa trabalhar em palavras-chave relevantes com a intenção de busca correta.

Contudo, vale ter em mente a seguinte questão: O que levará mais tempo? Posicionar uma página transacional para as palavras-chave x, y e z ou trabalhar de maneira que a busca orgânica gere base para uma campanha de remarketing para o produto associado? 

Esse questionamento fará você ter uma visão de como a busca orgânica pode gerar insumos para outros canais e como ele pode colaborar de maneira mais eficiente no menor espaço de tempo possível.

Conversão indireta (gerando insumos para outro canal converter)

Além de gerar conversões diretas, a busca orgânica também pode fornecer dados e insights valiosos que alimentam outros canais.

Por exemplo, se a otimização de uma página de produto (transacional) pode levar 3 meses para começar a tracionar, podemos usar dados da audiência orgânica de páginas relacionadas ao produto para criar uma campanha de mídia paga, que possivelmente terá um CPC mais barato.

Além disso, poderíamos trabalhar um CTA direcionado de aquisição de leads em páginas relacionadas com o intuito de converter esses leads através do e-mail marketing.

Desta forma, a busca orgânica será melhor aproveitada em relação a meta.

Gerando dados para otimização de campanhas de mídia paga

Os dados coletados através da busca orgânica podem revelar palavras-chave eficazes, tendências de comportamento do consumidor e oportunidades de segmentação que podem ser aproveitadas em campanhas de mídia paga.

Gerando dados para serem trabalhados via CRM/e-mail

O SEO pode ajudar a identificar interesses e preferências do público, permitindo que você trabalhe uma estratégia de CTA mais focada. Dessa forma, será possível adquirir leads mais alinhados e criar campanhas de e-mail marketing mais personalizadas e assertivas. Além disso, o conteúdo otimizado para SEO (antes mesmo de começar a performar nas buscas) pode ser usado para engajar leads e nutrir relacionamentos através do CRM.

Como medir os resultados em SEO?

Para assegurar que os esforços de SEO estão alinhados com as metas do negócio, é fundamental mensurar os resultados de forma simples e conectada com a meta. 

Isso envolve distinguir entre conversões diretas e indiretas e selecionar as métricas certas para cada tipo de conversão.

Separe o que é conversão direta do que é conversão indireta

Diferenciar entre conversões diretas e indiretas é a chave para trabalhar SEO de maneira integrada com os outros canais.

Conversões diretas são aquelas onde o SEO é o principal responsável pela ação do usuário, como uma compra ou inscrição. Já as conversões indiretas são aquelas onde o SEO fornece dados ou insumos que ajudam outros canais a converter, como leads gerados para campanhas de email.

Selecione as métricas certas de acordo com a conversão mensurada

Métricas para conversão direta em e-commerces

Para e-commerces, as métricas de conversão direta associadas a SEO podem ser:

  • Vendas (evento purchase);
  • Páginas de destino que geram vendas; 
  • Taxa de conversão das páginas de destino que geram vendas;
  • Posição média das páginas que geram vendas;
  • Ticket médio e CAC da busca orgânica;
  • Entre outras…

Leia também: SEO para e-commerce: guia prática de como otimizar a sua loja

Métricas para conversão indireta em e-commerces

Já olhando para conversões indiretas, as métricas podem ser:

  • Tráfego em páginas de destino associadas a produtos e categorias de curva A que não geraram conversão (que podem servir como audiência para campanhas de CPC);
  • Tráfego em páginas de destino de conteúdo que não tem conversão associada (podem ter um CTA trabalhado para gerar insumo para e-mail marketing) ;
  • CPL (custo por lead) do negócio e do canal orgânico;
  • Sessões com alto engajamento (vale entender as páginas de destino associadas e ver como elas podem ser trabalhadas por outros canais);
  • Entre outras…

Métricas para conversão direta em SaaS ou Serviços

Para empresas de SaaS ou serviços, as métricas de conversão direta podem ser:

  • Preenchimento de formulários para Trial (prestando atenção em qual página de destino gerou a conversão);
  • CPL (custo por lead) do negócio e do canal orgânico;
  • Páginas de destino que geram conversões; 
  • Taxa de conversão das páginas de destino que geram vendas;
  • Posição média das páginas que geram conversões;

Métricas para conversão indireta em SaaS ou Serviços

  • Tráfego em páginas de destino de conteúdo que não tem conversão associada (podem ter um CTA trabalhado para gerar insumo para e-mail marketing) ;
  • CPL (custo por lead) do negócio e do canal orgânico por etapa de funil;
  • Sessões com alto engajamento (vale entender as páginas de destino associadas e ver como elas podem ser trabalhadas por outros canais);
  • Entre outras…

Lembre-se que o resultado é proporcional a quantidade de execuções

É importante lembrar que os resultados de SEO são proporcionais ao volume de execuções e otimizações realizadas. Manter um ritmo constante de implementação e ajustes é o que assegura o ganho de tráfego, contribuição nas conversões e geração de valor do canal orgânico.

Quais ferramentas podem ser utilizadas para mensurar os resultados?

Google Analytics

O Google Analytics é uma ferramenta essencial para qualquer estratégia de SEO e de marketing digital como um todo. 

Ele permite que você monitore o tráfego do site, entenda o comportamento dos usuários e acompanhe as conversões. 

Com ele, é possível identificar quais páginas estão gerando mais tráfego orgânico e como os visitantes interagem com o seu site e várias outras coisas.

Aqui no blog temos um conteúdo feito em parceria com a Métricas Boss sobre Google Analytics 4 para SEO.

Google Search Console

Enquanto o GA apresenta o comportamento das pessoas após acessarem o site, o Google Search Console apresenta o comportamento dos usuários antes de acessarem o site, ou seja, no momento da busca no Google.

A ferramenta fornece dados sobre impressões, cliques, posição média e muito mais. Além disso, ajuda a identificar problemas de indexação e rastreamento, garantindo que seu site esteja otimizado para os motores de busca.

Para entender melhor sobre a ferramenta, o próprio google tem uma documentação bem completa sobre Google Search Console.

Google Trends

O Google Trends é útil para entender as tendências de busca ao longo do tempo. Ele permite que você veja como o interesse por determinadas palavras-chave muda e como isso pode impactar sua estratégia de SEO. Essa ferramenta é especialmente valiosa para identificar oportunidades sazonais e ajustar seu conteúdo de acordo.

SEOcrawl

O SEOcrawl é uma ferramenta que tivemos o prazer de conhecer em 2023.

Ela integra dados do Google Search Console e do Google Analytics, cria vários dashboards com esses dados e também fornece para o usuário a possibilidade de criar várias combinações de dados, como por exemplo “palavras que trazem tráfego para o blog”, “palavras de produto”, “palavras relacionadas a curva A”. 

É uma excelente ferramenta. Além disso, ela ainda possui um módulo de gestão de projetos e uma funcionalidade chamada “anotações” que permite mensurarmos de maneira simples os resultados no GSC das implementações feitas, facilitando muito a comunicação com as partes envolvidas na operação.

Ferramentas All-in-one, como Semrush, Se Ranking, etc

Ferramentas all-in-one como Semrush e Se Ranking oferecem uma gama completa de recursos para análise e operação de SEO. 

Elas permitem que você acompanhe o desempenho de palavras-chave, analise backlinks, monitore a concorrência e muito mais. 

Essas ferramentas são ideais para obter uma visão abrangente de SEO e identificar áreas de melhoria no site e na estratégia da sua empresa.

Conclusão

Neste post, falamos sobre diferentes formas de mensurar os resultados em SEO, alinhando suas estratégias com as metas do negócio. 

Passamos pela importância de identificar conversões diretas e indiretas, selecionar as métricas certas e utilizar ferramentas adequadas para obter insights valiosos. 

Também destacamos como a busca orgânica pode atuar tanto como uma fonte direta de conversões quanto como um suporte valioso para outros canais de marketing.

Se você está pronto para levar sua estratégia de SEO para o próximo nível e alcançar resultados excepcionais, a Bridge SEO está aqui para ajudar. 

Entre em contato conosco para desenvolvermos uma estratégia personalizada que atenda às necessidades específicas do seu negócio e impulsione não só seus resultados orgânicos, como também sua operação de marketing.

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Victor

Victor Baptista é CEO da Bridge SEO, consultoria brasileira especializada em SEO. Possui mais de 15 anos de dedicação ao mercado digital e mais de 8 dedicados especificamente a SEO. Quando não está envolvido com SEO, está com a família, consumindo conteúdo de esporte, bebendo café ou estudando alguma coisa nova.

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