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SEO para páginas de categoria (PLP): tudo o que você precisa entender para começar a gerar tráfego para essas páginas

Neste artigo você entenderá como otimizar suas páginas de categoria de maneira que elas fiquem integradas a toda estratégia de SEO....

As páginas de categoria, ou PLPs, são fundamentais para a estrutura de um e-commerce. 

Elas não apenas organizam a lista de produtos de maneira lógica, mas também desempenham um papel crucial no tráfego orgânico, pois através delas é possível direcionar tráfego de buscas mais abrangentes e ainda assim com intenção comercial/transacional para a loja. 

Neste post, vamos abordar os principais pontos que podem ser otimizados de maneira que qualquer e-commerce possa aproveitar, seja ele pequeno (abaixo de 10k páginas) ou grande (acima de 10k páginas).

A ideia aqui não é entregar um checklist sem contexto mas sim explicar os pontos que podem ser otimizados para que você possa ter senso crítico na hora de estruturar o seu plano de SEO, ok? Vamos lá!

Pontos chave do post

  • Importância das PLPs: as páginas de categoria são cruciais para organizar produtos e direcionar tráfego qualificado com intenção comercial.
  • Estrutura de categorias: organize categorias e subcategorias de forma lógica para facilitar a navegação e capturar intenções de busca específicas.
  • Otimização de SEO: divida as otimizações em SEO técnico, on-page e off-page, sempre com foco em como cada aspecto pode contribuir para as vendas.
  • Intenção de busca: configure suas PLPs para capturar tanto buscas gerais quanto específicas, utilizando palavras-chave de cauda longa.
  • Rastreamento e indexação: otimize o rastreamento e a indexação das suas PLPs para maximizar o tráfego orgânico, utilizando uma estrutura de URLs clara e breadcrumbs eficazes.
  • Estrutura on-page: foque em títulos de SEO, URLs amigáveis, headings lógicas, conteúdo de apoio, imagens otimizadas e linkagem interna para melhorar o desempenho das PLPs.

O que são as páginas de categoria (PLP) e por que elas são importantes para SEO?

São páginas que agrupam produtos semelhantes de acordo com características comuns, como tipo de produto, marca ou finalidade, seguindo uma lógica que facilita a navegação do usuário.

Pense nas PLPs como as prateleiras de uma loja física, onde os produtos são organizados por seções, tornando mais fácil para os clientes encontrar o que procuram.

Esse tipo de página é importantíssimo em uma estratégia de SEO para e-commerce principalmente por ser a página ideal para buscas mais abrangentes com intenção comercial ou transacional.

Pense o seguinte:

  • Um usuário está em busca de um tênis de corrida;
  • Faz uma busca no Google “tênis de corrida” (mais de 50.000 buscas)
  • Na sua cabeça qual seria a melhor página para essa busca? Uma PDP ou uma página com uma lista de tênis de corrida?


E é exatamente esse o comportamento. Veja aqui abaixo um print de uma busca feita em 6/12/2024.

SERP com a busca feita e o detalhamento dos resultados exibidos

Todos os principais resultados são PLPs

Porém, note que no meio dos resultados temos vídeos com pessoas falando sobre os “melhores tênis”, “tênis queridinho dos corredores” e também temos o “Pessoas também perguntam”, com dúvidas relacionadas a busca feita, o que deixa claro que apesar de ser uma busca com alguma intenção de compra, há também uma intenção de pesquisa.

Isso fortalece o que falamos em outros conteúdos. No e-commerce, o melhor caminho é abraçar o máximo possível de intenções de busca ao redor do seu produto ou categoria. Isso dá oportunidade de exposição em todas as etapas da jornada de compra do usuário.

Por que essas páginas são tão importantes para SEO?

Além de capturar buscas mais amplas com intenção comercial, as páginas de categoria (PLPs) também podem gerar tráfego de buscas mais específicas (cauda longa). 

Essas palavras-chave, que são mais específicas e frequentemente têm menos concorrência, podem trazer tráfego altamente qualificado para o seu site. 

Ao estruturar as categorias e subcategorias para incluir essas variações de busca, você não só aumenta a visibilidade da sua loja, mas também atrai visitantes que estão mais próximos da decisão de compra.

Veja o exemplo:

Abaixo temos a SERP para tênis para maratona, que de certa forma é uma busca mais específica dentro dos tênis de corrida, certo?

demonstração do resultado da busca com várias intenções envolvidas e 1 PLP

Notem que os resultados são mais variados, entre conteúdos falando sobre os melhores tênis para maratona, páginas de produto de tênis específicos para maratona e também PLPs com tênis para maratona (obs: poucas lojas olhando para essa possibilidade de lista).

Isso mais uma vez fortalece a ideia de que ajudar o seu usuário é o melhor caminho. Se tenho uma lista de tênis de maratona, por que não ter conteúdos informativos que o ajudem nesse processo de escolha e ainda gerem links internos para a PLP? Por que não otimizar as PDPs para esse tipo de busca também?

Leia também: SEO para páginas de produto PDP

As PLPs também se integram perfeitamente com outras estratégias de SEO, como link building e marketing de conteúdo. 

Elas servem como hubs centrais para a construção de links internos e externos, reforçando a autoridade do seu site nos motores de busca. 

Além disso, ao criar conteúdo relevante em torno das categorias de produtos, você fortalece o ecossistema de SEO da sua loja, garantindo que todas as partes trabalhem juntas para melhorar o desempenho orgânico do todo.

Leia também:

Em termos de SEO, o que pode ser otimizado nas PLPs?

Em termos de SEO, sempre podemos quebrar as otimizações em 3 grupos: SEO técnico, SEO on-page e SEO off-page.

Só que se não tivermos um contexto nisso, teremos várias listas de tarefas a serem executadas dentro de cada caixinha.

Aqui na Bridge temos uma visão bem específica voltada para negócios, ou seja, o tráfego PRECISA colaborar diretamente ou indiretamente com vendas.

Com isso, nossa visão pode ser explicada por esse pequeno diagrama abaixo.

Abordagem centrada em negócios da Bridge SEO

No fim do dia, o objetivo principal sempre estará em primeiro lugar. Pensando em e-commerce, o foco sempre será a venda.

A partir daí, desdobramos as possibilidades.

Por exemplo:

  • Vamos supor que queremos aumentar a venda de tênis de corrida
  • Para que isso aconteça, precisamos gerar tráfego para as páginas associadas ao tema
  • Quais são as páginas associadas ao tema?
  • Existem possibilidades de criação de novas páginas?
  • Todas as possibilidades on-page das páginas estão otimizadas?
  • Como está a visibilidade das páginas nas buscas?
  • Essas páginas são facilmente acessadas pelos bots e pelos usuários?

Veja que, apesar de termos as caixinhas de técnico, on-page e off-page, dessa forma temos uma lógica de como olharemos para técnico, como olharemos para on-page, etc.

Mais abaixo detalharemos principalmente as caixinhas de SEO técnico e SEO on-page para páginas de categoria, pois acreditamos que tendo essas 2 caixinhas ajustadas, é possível ter bons resultados.

Intenção de busca e PLP: como aproveitar essa relação?

Quando otimizamos páginas de categoria, entender a intenção de busca dos usuários é fundamental. Isso significa saber exatamente o que eles estão procurando quando digitam termos como “tênis de corrida”, por exemplo.

Eles podem estar apenas começando a pesquisar opções, comparando produtos ou prontos para comprar.

Para tirar proveito disso, suas PLPs devem ser configuradas para capturar tanto buscas gerais quanto aquelas mais específicas. 

Isso significa incluir palavras-chave mais detalhadas, conhecidas como cauda longa, que refletem exatamente o que o usuário quer. 

Por exemplo, na página principal “tênis de corrida”, podemos ter um conteúdo de apoio único para essa página e ter links para conteúdos informativos sobre o tópico “tênis para corrida” (ou seja, uma página ajuda a outra, ajudando a loja a ranquear em diferentes intenções e também ajudando o usuário a navegar em diferentes intenções).

Lembrando que no exemplo que demos sobre os tênis para maratona, temos clara essa coisa de múltiplas intenções em uma única busca.

Leia também: SEO para produtos e categorias de curva ABC

Como melhorar o rastreamento e a indexação da loja focando em ganho de tráfego?

Para maximizar o tráfego orgânico e garantir que suas páginas de categoria (PLPs) sejam facilmente encontradas, é essencial otimizar o rastreamento e a indexação da loja. 

Pense no Google como uma biblioteca gigante, onde cada site é um livro. 

Se você já foi em uma biblioteca, quando pedimos para o bibliotecário um bom livro sobre um determinado tema, ele irá no acervo da biblioteca buscar um bom livro baseado em critérios (que ele pode até te perguntar).

Então, a lógica é essa. Precisamos facilitar a “encontrabilidade” da loja no gigante acervo do Google e de novo, abordando o máximo de intenções de buscas possíveis.

Nas próximas seções abordaremos como estruturar sua loja de forma que tanto os usuários quanto os motores de busca consigam navegar facilmente. 

Isso inclui a organização lógica das categorias e subcategorias, a gestão eficaz de filtros e a otimização da estrutura de URLs e Breadcrumbs. 

Leve o racional de SEO para o processo de criação da árvore 

A organização da árvore de categorias é fundamental para otimizar o rastreamento e a indexação do seu site e também a experiência do usuário ao navegar pelo site.

Pense na estrutura de categorias e subcategorias como capítulos e subcapítulos do livro (lembre-se que o Google é uma grande biblioteca). Cada categoria principal deve ser bem definida, enquanto as subcategorias devem detalhar e expandir o tema principal, facilitando a navegação tanto para os usuários quanto para os motores de busca.

Ao criar sua árvore de categorias, é importante considerar oportunidades para palavras-chave de cauda longa. Essas palavras-chave mais específicas não apenas ajudam a trazer tráfego mais qualificado, mas também podem diferenciar sua loja no mercado, além de agregar mais experiência e expertise (dalhe EEAT). 

Sugestão de abordagem de categorias e subcategorias como capítulos e subcapítulos de um livro

Por exemplo, dentro de uma categoria “tênis de corrida”, subcategorias como “tênis para 5km” ou “tênis para 21km” podem capturar buscas específicas e atender melhor às intenções dos usuários e também fortalecem a autoridade do site no assunto “tênis de corrida”.

Veja que esse fortalecimento não necessariamente acontece só por meio de conteúdo informativo. A maneira como você categoriza também diz muito sobre o quanto a loja é especializada.

Além disso, é essencial ter um pensamento crítico ao trabalhar com a limitação de níveis de hierarquia que algumas plataformas possuem. Manter uma estrutura organizada e lógica ajuda a garantir que todas as páginas importantes sejam facilmente acessíveis e rastreadas pelos motores de busca.

Organize a árvore de categorias de maneira lógica

As páginas de categoria são fundamentais para ajudar os usuários a encontrar rapidamente o produto que desejam. 

Se os usuários não conseguem localizar facilmente o que procuram, é provável que saiam da loja. Por isso, é importantíssimo estruturar suas categorias de forma lógica e intuitiva, ou seja, o processo começa no cadastro.

Comece revisando todo o seu catálogo de produtos e agrupando-os com base nas semelhanças. 

Primeiro, organize os produtos em categorias mais amplas e, em seguida, refine-os em categorias mais específicas.

Por exemplo, dentro da departamento “Tênis”, você incluir a categoria, Tênis de Corrida” e as subcategorias “Tênis para 5km” e “Tênis para 21km”, por exemplo. 

Essa organização ajuda a capturar melhor as necessidades dos usuários, pois demonstra uma certo nível de especialização dentro do depatamento “Tênis”.

Além disso, pense em como seus clientes buscam produtos. 

Se alguém está procurando tênis específicos para um determinado tipo de pisada, ele provavelmente buscará algo mais detalhado do que apenas “tênis para 5km” ou “tênis para 21km”. Diante disso, você possui uma lista de produtos que atendem essa busca? Se sim, talvez seja interessante adicionar essa subcategoria na sua árvore.

Organize o que deve ser filtro e o que deve ser página rastreável e indexável

A gestão eficaz de filtros e páginas rastreáveis é crucial para otimizar o uso do crawl budget e garantir que as páginas mais importantes do seu site sejam rastreadas e indexadas pelos motores de busca da melhor forma possível.

Filtros são ferramentas valiosas para melhorar a usabilidade do site, permitindo que os usuários refinem as listas das PLPs de acordo com suas preferências. 

No entanto, é importante gerenciá-los de forma a não sobrecarregar principalmente o rastreamento com URLs desnecessárias (já que essas páginas na maioria das plataformas já vem configuradas com a tag canonical para a PLP sem filtro).

Em sites maiores, com mais de 10 mil URLs, esse problema fica um pouco mais complexo. Mesmo com as canonical tags, as URLs com filtros são rastreadas e aqui a lógica é simples: são milhares ou centenas de milhares de combinações de filtros sendo rastreados sem necessidade, já que as páginas não indexam.

Nesses casos, além das diretrizes do robots.txt, seria recomendado aplicar “nofollow” no links de filtro para que esse links não dessem seguimento ao rastreamento. Esse tipo de ajuste não é nada simples, já que a maioria das plataformas aqui do Brasil são relativamente fechadas.

Organize sua estrutura de URL e Breadcrumbs

Uma estrutura de URL clara e bem organizada é essencial tanto para o SEO quanto para a experiência do usuário. 

URLs amigáveis ajudam os mecanismos de busca a entender o conteúdo das suas páginas e também facilitam a navegação dos usuários.

Ao criar URLs para suas páginas de categoria (PLPs), certifique-se de que elas sejam descritivas e incluam palavras-chave relevantes. Por exemplo, no nosso caso de tênis para 21km, podemos usar algo na linha “www.sualoja.com/tenis/corrida/21km” ou “www.sualoja.com/tenis/corrida/21km-meia-maratona”. Nos 2 casos, passamos só pela URL sobre o que a página fala de maneira lógica e estruturada.

Além das URLs, os breadcrumbs desempenham um papel importante na navegação do site. Eles funcionam como um indicativo do caminho da navegação, mostrando aos usuários exatamente onde eles estão dentro da estrutura do site e permitindo que voltem facilmente para páginas anteriores. Além disso, funcionam como uma ferramenta poderosíssima de linkagem interna e ajuda no processo de rastreamento de páginas.

Ao otimizar a estrutura de URLs e implementar breadcrumbs eficazes, você melhora a acessibilidade da sua loja, o que pode resultar em uma melhor indexação e, potencialmente, em um aumento na visibilidade nos resultados de busca.

Como melhorar a estrutura on-page das PLPs?

Para garantir que suas páginas de categoria (PLPs) estejam otimizadas tanto para os motores de busca quanto para os usuários, é importante focar na estrutura on-page. Aqui estão alguns elementos chave para considerar:

SEO title

O Title é muito importante.

Ele deve ser direto e incluir a palavra-chave primária da página de preferência posicionada o mais à esquerda possível. Um título bem elaborado não apenas ajuda a melhorar o ranking nos resultados de busca, mas também atrai mais cliques.

URL amigável

As URLs devem ser simples e descritivas, facilitando a compreensão do conteúdo tanto para os usuários quanto para os motores de busca. Conforme mencionamos na seção sobre a organização da estrutura de URLs, uma boa prática é utilizar URLs que reflitam claramente o conteúdo da página. 

Por exemplo, para uma subcategoria de “Tênis para 21km”, uma URL como “www.sualoja.com/tenis/corrida/21km” ou “www.sualoja.com/tenis/corrida/21km-meia-maratona” é ideal. 

Essas URLs são diretas e informam imediatamente sobre o que a página trata, contribuindo para uma melhor experiência de navegação e SEO.

Estrutura de headings lógica

Organize o conteúdo com uma hierarquia clara de headings. Use um único H1 para o título principal da página, e H2s e H3s para dividir o conteúdo em seções lógicas e fáceis de seguir.

Conteúdo de apoio focado em ajudar o usuário na tomada de decisão

Inclua conteúdo na página que realmente ajude o usuário.

Não adianta falar da falar sobre história ou itens extremamente branded. Aqui é a hora de agir como um vendedor de loja.

Que tipo de informação o usuário precisa saber e o ajudaria no processo de decisão? Como conservar os itens da categoria? Os materiais utilizados na categoria? Seus clientes atuais podem ser ótimas fontes para esses conteúdos.

Realize pesquisas com eles.

Leia também: Estratégia de SEO: o que é e como começar a sua

Imagens otimizadas e adequadas

Imagens devem ser leves e bem descritas. Use tags alt para explicar o que cada imagem representa, ajudando na acessibilidade e no SEO.

Cuide da linkagem interna

A linkagem interna deve ser usada para conectar suas PLPs a outras páginas relevantes do site, melhorando a navegação e ajudando os motores de busca a entenderem a estrutura do seu site.

Além disso, sempre que publicar uma PLP, pense também em página que podem ter links para ela.

Conclusão

Neste post, explicamos como otimizar suas páginas de categoria (PLPs) para melhorar o tráfego orgânico e a experiência do usuário em sua loja virtual. 

Abordamos desde a organização lógica da árvore de categorias até a implementação de URLs amigáveis e a estruturação adequada de headings e outros pontos.

Lembre-se,  SEO é um processo contínuo. À medida que você implementa essas práticas, continue monitorando o desempenho das suas PLPs e esteja sempre pronto para ajustar suas estratégias conforme necessário.

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Victor

Victor Baptista é CEO da Bridge SEO, consultoria brasileira especializada em SEO. Possui mais de 15 anos de dedicação ao mercado digital e mais de 8 dedicados especificamente a SEO. Quando não está envolvido com SEO, está com a família, consumindo conteúdo de esporte, bebendo café ou estudando alguma coisa nova.

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