SEO impulsiona crescimento de 407% no Máquinas&café em menos de 18 meses

Um e-commerce já consolidado, mas que precisava escalar o canal orgânico com mais rentabilidade. A estratégia da Bridge focou em estrutura, intenção e performance e transformou, em 18 meses, o SEO em uma grande alavanca de crescimento para o negócio.

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Conheça a Máquinas&Café

Conheça o Máquinas&afé

Um dos maiores e-commerce de máquinas de café (automáticas e superautomáticas) expresso do Brasil.

A Máquinas&Café é reconhecida por sempre comercializar produtos de altíssima qualidade com bom preços, condições de pagamento e frete grátis.

Além disso, a loja tem exclusividade de venda em alguns modelos de máquinas de café, como a Gaggia Classic.

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Entenda um pouco mais do cenário do desafio

O principal desafio consistia em aumentar a visibilidade e a rentabilidade dos produtos e categorias da curva A.

O e-commerce já possuía algum histórico de tráfego e receita gerada através da busca orgânica, porém havia um foco maior em canais de geração de receita a curto prazo, como mídia paga.

Diante disso, iniciamos o projeto com foco em desenvolver o canal orgânico como fonte de tráfego, receita direta e indireta, focando principalmente nos produtos de curva A.

 

A estratégia desenvolvida junto à Bridge impulsionou os canais orgânico e direto, integrando esforços de CRM e tráfego pago. Isso otimizou o orçamento, focando na aquisição de novos usuários e evitando gastos com CPC para usuários já decididos em comprar. O impacto foi claro: 45% das vendas na Black Friday vieram de canais orgânicos, comprovando o fortalecimento da marca e o engajamento da base de usuários, reduzindo a dependência de mídia paga.
Arthur, gestor de marketing do Máquinas&café
Arthur Saggioratto
Gestor de Marketing
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O que foi feito para destravar o crescimento orgânico?

  • Revisão de categorização: Existiam várias formas de o ICP chegar no mesma listagem de produtos. A partir daí, expandimos a categorização para marcas e formas diferentes de chegar em uma determinada listagem de produtos.
  • Otimização de metadados: Organizamos alguns padrões de metadados com o intuito de facilitar a entrada de novos produtos.
  • Criação de clusters de conteúdo: Criamos clusters de conteúdo com o intuito de ganhar autoridade em tópicos específicos e consequentemente melhorar também o tráfego orgânico das categorias e produtos de curva A, trabalhadas tanto páginas de blog, quanto PDPs e PLPs.
  • Revisão de linkagem interna: Como foram várias novas páginas criadas, estruturamos uma rede de linkagem interna com o intuito de facilitar o rastreamento, a indexação e consequentemente melhorar o volume de tráfego para as páginas que foram trabalhadas. 
  • Uso de dados estruturados : Implementamos em conjunto com a equipe interna diferentes tipos de dados estruturados para que pudéssemos aproveitar oportunidades de exibição diferenciadas nas SERPs. 

Resumo dos resultados

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+335% de tráfego orgânico em comparação ao mesmo período do ano anterior.

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+407,65% no faturamento da busca orgânica em comparação ao mesmo período do ano anterior.

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Aumento de visibilidade em mais de 50.100 palavras nobranded em comparação ao mesmo período do ano anterior.

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